NASA Coleta Amostras de Marte, mas o Conteúdo Some.

No dia 06/08/2021(sexta-feira), o rover Perseverance fez uma perfuração no solo de Marte para realizar uma coleta de amostra, que seria a primeira. Porém, os dados mostraram que isso não ocorreu como o esperado.

 Os dados recebidos apontam que nenhuma rocha ou poeira foram coletadas, ou seja, que não tinha nada dentro do tubo de coleta, mesmo que as fotos mostrem que houve perfeitamente a perfuração do solo.

Após analisar a situação, a NASA informou que os dados mostram que o rover funcionou corretamente e que o processamento da coleta também parecia normal, informou também que é um processo autônomo do início ao fim. “Um dos passos que ocorrem após posicionar a sonda no tubo de coleta é mensurar o volume da amostra; a sonda não encontrou a resistência esperada que estaria lá se houvesse uma amostra no tubo”, explica Jessica Samuels, gerente da missão. Ou seja, a perfuração realmente aconteceu, porém o tubo de coleta continuou sem nada, coisa que nunca aconteceu nos testes realizados na Terra.


Agora, a equipe vai analisar as informações obtidas para tentar compreender o que deu errado. A equipe também está preparando uma turma para realizar uma analise dos dados e irão utilizar o WATSON, que fica ao final do braço do rover, para tirar fotos da perfuração. E só quando conseguirem entender o que deu errado nessa primeira tentativa, eles poderão tentar novamente.

O rover Perseverance possui mais de 40 tubos de armazenamento e o planejamento da missão é de que o rover coletará amostras em ao menos 20 desses tubos.

Essa não foi a primeira vez em que as rochas e o regolito de Marte dificultam as missões da NASA, já aconteceu anteriormente com rover Curiosity, que perfurou rochas que pareciam firmes e eram mais frágeis do que o esperado. E a sonda de calor (toupeira), que requereu muito empenho do time para conseguir enterrá-la em Marte, pois não tinha o atrito necessário. O que acontece é que nem sempre os procedimentos ocorrem como era planejado e as vezes é preciso muito esforço em conjunto para solucionar os contratempos.

https://canaltech.com.br/espaco/misterio-perseverance-coletou-amostra-de-marte-mas-o-conteudo-sumiu-192058/