Bolsa de Valores: mitos e verdades

Investir na bolsa de valores é uma das melhores formas quando o assunto é rendimento de dinheiro. Porém, o pensamento de que quem investe em ações consegue aumentar drasticamente e muito rapidamente o seu patrimônio, como retratado no filme “O Lobo de Wall Street”, na verdade é apenas ilusão.

Por mais que muitas pessoas saibam da sua existência, o mercado de ações ainda é mal compreendido. O que acaba gerando muitos mitos, que são compartilhados sem nenhuma veracidade. 

Então resolvemos trazer informações confiáveis, com o intuito de desmistificar esses mitos. Começado com o fato de que existem prós e contras de investir na bolsa de valores. Separamos alguns mitos e verdades sobre a bolsa de valores que é importante ser conhecido por todos, que pensam em ingressar nesse investimento.

1. Dinheiro rápido

Esse é o primeiro e maior mito sobre a Bolsa de Valores! Muita gente acha que o retorno desse investimento é imediato e que além de ser rápido, acham que será um retorno alto. E isso não é verdade!

Por esse motivo, quando investem e passam as primeiras semanas e percebem que na realidade não é assim que acontece e que em alguns momentos você pode inclusive perder dinheiro, a pessoa acaba entrando em desespero e se frustrando com a situação.

Para investir na bolsa, é preciso saber que o mercado de ações é sim lucrativo, mas que é necessário paciência e persistência, já que é um mercado que tem muitas oscilações.

2. Investir na bolsa de valores sempre vem com riscos

Verdade! Os riscos acompanham qualquer investimento. E nas ações isso não é diferente. Como já mencionamos, o mercado oscila muito.

Por isso, caso você for uma pessoa que tenha angustia e dificuldades ao perder dinheiro, a bolsa pode não ser o melhor investimento para você!

É essencial que o investidor da bolsa tenha um equilíbrio emocional muito grande. É importante compreender e aceitar que se as ações caírem, você poder perder dinheiro. E tem que ter frieza para não se desesperar e tomar medidas precipitadas, como vender uma ação só porque ela está indo mal naquele momento, sem pensar a frente.

3.  Para investir na bolsa de valores é necessário ter muito dinheiro

Um dos grandes mitos do mercado financeiro é que só pode investir na bolsa de valores se você for rico.  É sim possível investir em ações, com um valor baixo.

Não existe um valor mínimo para começar a investir. Ou seja, o valor investido depende apenas de qual tipo de ação e da quantidade que você irá pegar, possibilitando que QUALQUER pessoa comece a investir.

4. Ações são investimentos de longo prazo

Verdade! As ações são aplicações de renda variável, que sofrem influência do mercado financeiro e os valores podem mudar a qualquer momento, conforme as oscilações. Entender esse fato é essencial para que o investidor não desanime caso em algum momento haja uma perda significativa de dinheiro.

5. Só especialistas podem investir

MITO. Por mais complicada que possa parecer de fora, ao começar a acompanhar e estudar o mercado, percebe-se que não é tão difícil quanto parece. Por isso, não precisa ser nenhum especialista em economia ou finanças investir.

O que realmente é necessário é que o investidor se informe sobre as ações e se mantenha sempre em alerta ao histórico da companhia à qual elas pertencem.